O que são flashcards e para que servem?

Flashcards Montessori para crianças

Flashcards são uma excelente ferramenta para se usar no aprendizado das crianças e também como jogo pedagógico nos momentos de diversão, em casa ou na escola.

O método de educação Montessori trabalha muito com flashcards e você também pode usar como um brinquedo educativo na sua casa.

Se você ainda não sabe o que são e quais as vantagens do seu uso, vem conhecer essa ferramenta de aprendizado!

O que são e como são os flashcards?

A palavra flashcards significa “cartões rápidos” e, a grosso modo eles servem para ensinar novos conceitos às crianças.

E as crianças por sua vez, vão gostar das atividades com eles, pois os flashcards atendem suas necessidades de conhecer mais do mundo em que vivem (já viu como uma criança pequenas faz muitas perguntas? Pois é!).

Os flashcards são compostos por uma imagem e seu nome abaixo ou atrás da carta.

Assim como nós tínhamos prazer em manusear e observar as cartas que vinham no chocolate Surpresa (lembra?), os flashcards chamam a atenção das crianças.

Existem diversas maneiras pelas quais as crianças podem se divertir e aproveitar os benefícios dos flashcards: seja promovendo uma brincadeira longe das telas que promove o aprendizado e o desenvolvimento em várias áreas. Ou seja usando flashcards temáticos como cartões educativos.

De ambos os modos, os flashcards são um ótimo exemplo de que uma imagem vale mais do que mil palavras, pois quando são usados nos estudos facilitam muito o aprendizado do conteúdo, e quando usados em brincadeiras, a criança se diverte e aprende de forma lúdica!

Mas antes de te trazer dicas e sugestões de brincadeiras com eles, preciso te contar:

Para que servem os flashcards?

Lá no século XIX, por volta do ano 1900, a médica e educadora italiana Maria Montessori observou que uma das atividades preferidas das crianças era a classificação de objetos, através de sua organização e nomeação.

De acordo com Montessori, o cérebro da criança busca treinar repetidamente aquela habilidade que precisa desenvolver, sendo assim, para o desenvolvimento dessa habilidade de organização de informações, a criança precisaria de materiais que a ajudassem no processo de aprendizado e conhecimento.

Um dos materiais utilizados por ela foram flashcards associados a miniaturas como forma de atividade.

E é por isso que até os dias de hoje, essa atividades de junção do objeto tridimensional (a miniatura) com sua imagem tem tanta aceitação entre as crianças: atende a essa necessidade que seus cérebros tem de aprender a categorizar e organizar as informações que estão aprendendo.

E como usar os flashcards em brincadeiras e atividades divertidas para as crianças?

As crianças podem brincar com os flashcards montessorianos de várias maneiras, e com isso, aprender enquanto brincam, de forma lúdica!

Elas podem usá-los para jogos de correspondência, identificar cores, formas ou números, criar histórias com as imagens, ou até mesmo praticar novas palavras ou conceitos através de jogos de associação.

  1. Jogos de correspondência:
    • Correspondência de imagens semelhantes: Apresente duas ou mais cartas com imagens diferentes de animais e peça à criança para encontrar os pares correspondentes.
    • Correspondência de imagens com palavras correspondentes: Mostre uma carta com a imagem de um objeto e outra com a palavra correspondente escrita. Peça à criança para combinar a imagem com a palavra.
  2. Identificação de conceitos:
    • Identificar cores, formas ou números nas imagens: Mostre flashcards com formas geométricas de cores diferentes e peça à criança para identificar a forma e a cor de cada uma.
    • Reconhecer objetos do cotidiano ou animais: Apresente cartas com imagens de objetos comuns e peça à criança para nomeá-los ou apontar para objetos semelhantes ao redor da casa.

  3. Jogos de classificação:

    • Classificar as imagens por categoria: Apresente uma variedade de flashcards com imagens de alimentos, animais e veículos e peça à criança para agrupá-los em conjuntos separados.
    • Agrupar as imagens de acordo com características semelhantes: Mostre flashcards com diferentes tipos de animais e peça à criança para agrupá-los de acordo com características compartilhadas, como habitat ou tipo de alimentação.
  4. Criação de histórias:
    • Usar as imagens para criar narrativas ou histórias: Dê à criança várias cartas com imagens e peça para criar uma história usando as imagens como ponto de partida, incentivando a criatividade e a expressão verbal.

Como escolher flashcards para sua criança

Como usar flashcards com crianças maiores

Escolha flashcards com os temas favoritos do seu filho em nossa loja

5. Jogos de associação:

  • Associar imagens com palavras correspondentes: Mostre cartas com imagens de objetos e cartas com as palavras correspondentes escritas e peça à criança para combiná-las corretamente.
  • Associar imagens com conceitos ou ideias relacionadas: Apresente cartas com imagens de estações do ano e peça à criança para associar cada imagem com atividades ou características específicas daquela estação.
  • 6. Prática de vocabulário e conceitos:
    • Praticar novas palavras ou conceitos apresentados nos flashcards: Use flashcards com imagens de frutas e peça à criança para nomear cada uma delas, ajudando a expandir seu vocabulário e compreensão conceitual.
  • 7. Atividades sensoriais:
    • Incorporar texturas ou materiais sensoriais nos flashcards: Adicione elementos táteis como tecidos ásperos ou macios às imagens para proporcionar uma experiência sensorial enquanto a criança explora as cartas.
  • 8. Jogos de memória:
    • Usar os flashcards para jogos de memória: Coloque todas as cartas com as imagens viradas para baixo e peça à criança para virar duas cartas de cada vez, tentando encontrar pares correspondentes. Se encontrarem um par, podem ficar com as cartas; se não, devem virá-las novamente e tentar se lembrar de sua localização para a próxima jogada.

Para que a criança se interesse pelas atividades propostas, elas devem ser adaptadas de acordo com a idade e o nível de desenvolvimento da criança, proporcionando uma experiência mais atraente e divertida com os flashcards.

>> Aprenda a montar atividades divertidas próprias para a idade do seu filho e leve flashcards de brinde para começar!

Uso de flashcards para alfabetização e letramento

Os flashcards podem também ser um conjunto de três cartões onde um deles têm apenas a imagem, o outro apenas o nome e o terceiro, imagem e nome do objeto representado.

Nesse caso, o conjunto é chamado de “cartão de três partes” e o pareamento pode ser feito entre suas três partes.

Por que usar flashcards?

Além de serem excelentes ferramentas no auxílio a categorização e organização de mundo pela mente das crianças, seu uso traz ainda outras vantagens.

Enquanto usam o material, seja organizando em categorias, lendo, olhando, agrupando com as miniaturas correspondentes ou organizando eles no chão, as crianças absorvem muitos mais que o que está ali representado:

💡 AUXÍLIO À LEITURA: o ato de organizar em pares, seja miniatura + cartão ou dois cartões iguais auxilia na leitura na época da alfabetização

💡 AUMENTO DO CONHECIMENTO E VOCABULÁRIO: a criança conhece novos temas e aprende novas palavras

💡 CONCENTRAÇÃO E PENSAMENTO ABSTRATO: até os 6 anos as crianças não são capazes de abstrações, para as menores, o simples fato de reconhecer que o objeto tridimensional (a miniatura) e a imagem do cartão representam a mesma coisa, já é uma abstração e tanto. Ela naturalmente irá se concentrar para resolver o “desafio” ali proposto, de formar os pares

💡 ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES: como cada kit de cartões tem um tema específico, naturalmente a criança absorverá o conceito de que todas as figuras ali representadas fazem parte de um mesmo universo.

💡 ESTÍMULO À FALA E À PRONUNCIA CERTA DAS PALAVRAS: quem nunca precisou repetir o nome dos animais várias vezes para uma criança pequena? Elas de tanto ouvir, aprendem a falar corretamente

💡 MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDOS: por estar se divertindo enquanto utiliza os flashcards, os conceitos e tema ali representados são muito melhor absorvidos pelas crianças. Nesse sentido, flashcards são excelentes meios para ensino de línguas estrangeiras, por exemplo.

💡 ENTENDIMENTO DE LINHAS DO TEMPO: ótimos para o aprendizado e a organização de sequência de atividades ou acontecimentos, como os ciclos de vida, por exemplo.

E como escolher e usar os flashcards?

Aqui nesses nossos posts você pode saber mais sobre a escolha dos cards para sua criança e como usar se ela já for maiorzinha!

Vem conferir os temas de flashcards que temos em nossa loja virtual ou, caso deseje conhecer nosso catálogo de miniaturas e flashcards, faça o download clicando aqui!

Clique para comprar o e-book Atividades sensoriais baseadas em Montessori para crianças de 7 meses a 12 anos
Acesse nosso e-book e aprenda a montar as melhores atividades sensoriais baseadas em Montessori, para crianças de 7 meses a 12 anos. Saiba quais atividades montar para cada fase e porquê, e crie sua própria atividade com base nos fundamentos. E de BRINDE você leva 3 kits de flashcards em PDF para imprimir!
CLIQUE PARA ADQUIRIR O E-BOOK AINDA HOJE POR APENAS R$39,90!

Um comentário em “O que são flashcards e para que servem?

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora